A Conferência de Revisão – A Atuação do Professor Relacionada ao Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) oferece uma revisão teórica e prática sobre os principais aspectos da atuação docente frente a estudantes no espectro autista. O curso promove a discussão sobre inclusão escolar, adaptações pedagógicas, estratégias de ensino e manejo de comportamentos, destacando a importância da mediação da aprendizagem e da promoção da autonomia dos alunos.
Durante a conferência, serão analisados desafios e possibilidades da ação pedagógica inclusiva, enfatizando boas práticas que fortalecem as interações sociais e favorecem um ambiente escolar acolhedor e acessível. A formação também aborda a relevância da parceria entre professor, família e equipe multiprofissional para garantir um acompanhamento consistente, ético e eficaz.
Ao final, os participantes estarão preparados para aplicar conhecimentos atualizados e estratégias práticas que promovam a aprendizagem significativa, a inclusão efetiva e o desenvolvimento integral de alunos com TEA.
Parte 1 – Fundamentos (1h)
* Características do TEA em contexto escolar.
* Desafios e potencialidades no processo de ensino-aprendizagem.
Parte 2 – Práticas Pedagógicas Inclusivas (1h)
* Estratégias de adaptação curricular e metodológica.
* Recursos didáticos e tecnológicos de apoio.
* Manejo de comportamentos e incentivo à participação social.
Parte 3 – Mediação e Colaboração (1h)
* O papel do professor como mediador da aprendizagem.
* Trabalho em rede: família, escola e equipe multiprofissional.
* Estudos de caso e revisão de boas práticas.