Autismo

  • Página Inicial
  • Autismo
  • Curso de Capacitação em Sintomas do Autismo: Consideração e Níveis de Acometimento

Curso de Capacitação em Sintomas do Autismo: Consideração e Níveis de Acometimento

O curso de capacitação Sintomas do Autismo: Consideração e Níveis de Acometimento tem como proposta oferecer uma compreensão ampla e atualizada sobre os principais sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base nas classificações mais recentes do DSM-5 e da CID-11, os participantes serão conduzidos a analisar os domínios centrais do espectro, que envolvem comunicação e linguagem, interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, além das alterações sensoriais.

Ao longo da formação, será discutida a diversidade de manifestações clínicas do TEA e suas implicações para o diagnóstico, destacando a importância de reconhecer a amplitude do espectro e suas especificidades. Serão também abordados os diferentes graus de acometimento, explorando suas repercussões no desenvolvimento, na aprendizagem, na autonomia e nos processos de inclusão escolar e social.

O curso promove ainda uma reflexão crítica sobre a relevância do olhar interdisciplinar e da necessidade de adaptação das estratégias de intervenção de acordo com a intensidade dos sintomas, preparando o aluno para uma atuação mais consciente, ética e efetiva no cuidado à pessoa autista.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (6h)

* Histórico e evolução do conceito de autismo.

* Critérios diagnósticos segundo DSM-5 e CID-11.

* O conceito de espectro: diversidade e heterogeneidade.

* Diferença entre sinais, sintomas e diagnóstico.

Módulo 2 – Comunicação e Linguagem (6h)

* Alterações na linguagem verbal e não verbal.

* Dificuldades pragmáticas na comunicação.

* Estereotipias verbais e ecolalia.

* Estratégias de observação e avaliação dos sintomas comunicativos.

Módulo 3 – Interação Social e Comportamentos Repetitivos (6h)

* Dificuldades de reciprocidade socioemocional.

* Padrões restritos e repetitivos de comportamento.

* Interesse intenso por temas específicos.

* Manejo de sintomas sociais e comportamentais no contexto escolar.

Módulo 4 – Alterações Sensoriais e Funcionais (6h)

* Hipersensibilidade e hipossensibilidade sensorial.

* Repercussões no comportamento e na aprendizagem.

* Funções executivas, atenção e autorregulação.

* Observação clínica e educacional dos sintomas funcionais.

Módulo 5 – Graus de Acometimento e Estratégias de Intervenção (6h)

* Classificação dos níveis de suporte: leve, moderado e severo.

* Implicações dos graus de acometimento para a inclusão.

* Estratégias diferenciadas de intervenção educacional e social.

* Reflexão interdisciplinar sobre cuidado, autonomia e qualidade de vida.

Matrícula