Capacitação

  • Página Inicial
  • Capacitação
  • Aprendizagem e sua Dimensão Cognitiva, Afetiva e Social

Curso de capacitação em Aprendizagem e sua Dimensão Cognitiva, Afetiva e Social

Aprender é sentir, pensar e se relacionar.

A aprendizagem humana vai muito além da cognição — envolve emoções, vínculos e interações que moldam a forma como cada indivíduo constrói o conhecimento. Nesta capacitação, você será convidado(a) a compreender o processo de aprendizagem em suas três dimensões fundamentais: cognitiva, afetiva e social, explorando como elas se conectam e influenciam o desenvolvimento integral do sujeito.

O curso analisa os fatores internos e externos que interferem no ato de aprender, como emoção, motivação, interação social e contextos culturais, articulando os princípios das principais teorias psicológicas e educacionais. Essa integração permite compreender a aprendizagem como um fenômeno vivo, dinâmico e profundamente humano.

Com base em uma abordagem teórico-prática e inclusiva, esta capacitação oferece subsídios para a construção de práticas pedagógicas mais empáticas e significativas, valorizando o aprender como experiência completa — que envolve razão, sentimento e convivência. Uma formação essencial para educadores e profissionais comprometidos com o desenvolvimento integral de seus aprendizes.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos Teóricos da Aprendizagem (5h)

* Conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento humano.

* Teorias da aprendizagem: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo e socioconstrutivismo.

* O papel do professor e do aluno no processo de construção do conhecimento.

Módulo 2 - A Dimensão Cognitiva da Aprendizagem (5h)

* Processos cognitivos: atenção, percepção, memória, linguagem e pensamento.

* Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, Vygotsky e Bruner.

* Estratégias cognitivas e metacognitivas no processo de aprendizagem.

Módulo 3 – A Dimensão Afetiva da Aprendizagem (5h)

* Emoções, sentimentos e motivação como elementos do aprender.

* A afetividade nas relações educacionais: professor-aluno e aluno-aluno.

* Inteligência emocional e autorregulação emocional.

* Impactos da afetividade no rendimento e no comportamento escolar.

Módulo 4- A Dimensão Social da Aprendizagem (5h)

* A aprendizagem como processo social e interativo.

* Teoria histórico-cultural de Vygotsky: mediação, zona de desenvolvimento proximal e cultura.

* O papel das interações sociais e do ambiente no desenvolvimento cognitivo e afetivo.

* Aprendizagem colaborativa e construção coletiva do conhecimento.

Módulo 5 – Integração das Dimensões Cognitiva, Afetiva e Social (5h)

* A aprendizagem como fenômeno integral e multidimensional.

* Práticas pedagógicas integradoras.

* Desenvolvimento de competências socioemocionais na escola.

* A importância da empatia, da escuta e do vínculo na mediação do processo de ensino-aprendizagem.

Módulo 6- Aplicações Educacionais e Intervenções Práticas (5h)

* Estratégias pedagógicas que favorecem o equilíbrio entre cognição, emoção e interação social.

* Intervenções em dificuldades de aprendizagem sob uma perspectiva integradora.

* Avaliação da aprendizagem considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais.

* Planejamento e desenvolvimento de práticas reflexivas e inclusivas.

Matrícula