Aprender é sentir, pensar e se relacionar.
A aprendizagem humana vai muito além da cognição — envolve emoções, vínculos e interações que moldam a forma como cada indivíduo constrói o conhecimento. Nesta capacitação, você será convidado(a) a compreender o processo de aprendizagem em suas três dimensões fundamentais: cognitiva, afetiva e social, explorando como elas se conectam e influenciam o desenvolvimento integral do sujeito.
O curso analisa os fatores internos e externos que interferem no ato de aprender, como emoção, motivação, interação social e contextos culturais, articulando os princípios das principais teorias psicológicas e educacionais. Essa integração permite compreender a aprendizagem como um fenômeno vivo, dinâmico e profundamente humano.
Com base em uma abordagem teórico-prática e inclusiva, esta capacitação oferece subsídios para a construção de práticas pedagógicas mais empáticas e significativas, valorizando o aprender como experiência completa — que envolve razão, sentimento e convivência. Uma formação essencial para educadores e profissionais comprometidos com o desenvolvimento integral de seus aprendizes.
Módulo 1 – Fundamentos Teóricos da Aprendizagem (5h)
* Conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento humano.
* Teorias da aprendizagem: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo e socioconstrutivismo.
* O papel do professor e do aluno no processo de construção do conhecimento.
Módulo 2 - A Dimensão Cognitiva da Aprendizagem (5h)
* Processos cognitivos: atenção, percepção, memória, linguagem e pensamento.
* Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, Vygotsky e Bruner.
* Estratégias cognitivas e metacognitivas no processo de aprendizagem.
Módulo 3 – A Dimensão Afetiva da Aprendizagem (5h)
* Emoções, sentimentos e motivação como elementos do aprender.
* A afetividade nas relações educacionais: professor-aluno e aluno-aluno.
* Inteligência emocional e autorregulação emocional.
* Impactos da afetividade no rendimento e no comportamento escolar.
Módulo 4- A Dimensão Social da Aprendizagem (5h)
* A aprendizagem como processo social e interativo.
* Teoria histórico-cultural de Vygotsky: mediação, zona de desenvolvimento proximal e cultura.
* O papel das interações sociais e do ambiente no desenvolvimento cognitivo e afetivo.
* Aprendizagem colaborativa e construção coletiva do conhecimento.
Módulo 5 – Integração das Dimensões Cognitiva, Afetiva e Social (5h)
* A aprendizagem como fenômeno integral e multidimensional.
* Práticas pedagógicas integradoras.
* Desenvolvimento de competências socioemocionais na escola.
* A importância da empatia, da escuta e do vínculo na mediação do processo de ensino-aprendizagem.
Módulo 6- Aplicações Educacionais e Intervenções Práticas (5h)
* Estratégias pedagógicas que favorecem o equilíbrio entre cognição, emoção e interação social.
* Intervenções em dificuldades de aprendizagem sob uma perspectiva integradora.
* Avaliação da aprendizagem considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais.
* Planejamento e desenvolvimento de práticas reflexivas e inclusivas.