Compreender para Potencializar
Cada indivíduo aprende de forma única, e compreender o desenvolvimento neuropsicomotor é essencial para promover aprendizagens significativas. Nesta capacitação, você será convidado(a) a estudar os processos de desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social ao longo da infância e adolescência, entendendo suas relações diretas com a aprendizagem humana.
O curso aprofunda os conhecimentos sobre as bases neurobiológicas e neuropsicológicas que sustentam o aprendizado, identificando fatores que podem interferir no desenvolvimento e na aquisição de habilidades escolares. Serão discutidos os principais transtornos e distúrbios do neurodesenvolvimento e da aprendizagem, suas manifestações e impactos no contexto educacional.
Com foco em estratégias práticas e fundamentadas em evidências, esta capacitação aborda métodos de observação, avaliação e intervenção voltados à estimulação global, à promoção da aprendizagem e à inclusão escolar, considerando princípios de neuroplasticidade e interdisciplinaridade. Uma formação essencial para educadores, psicopedagogos e profissionais da saúde que desejam transformar diferenças em oportunidades de desenvolvimento integral.
Módulo 1 – Fundamentos do Desenvolvimento Neuropsicomotor (10h)
* Conceitos básicos de neurociência e neuropsicomotricidade.
* Estrutura e funcionamento do sistema nervoso central e periférico.
* Marcos do desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
* Etapas e características do desenvolvimento infantil típico.
* Fatores genéticos, biológicos e ambientais que influenciam o desenvolvimento.
Módulo 2 - Processos Cognitivos e Aprendizagem (10h)
* Processos mentais superiores: atenção, memória, percepção e linguagem.
* Relações entre neurodesenvolvimento, cognição e aprendizagem.
* Funções executivas e autorregulação no contexto escolar.
* Desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
* Influências familiares e escolares no processo de aprendizagem.
Módulo 3 – Transtornos e Distúrbios Associados ao Desenvolvimento e à Aprendizagem (10h)
* Transtornos do neurodesenvolvimento (DSM-5 e CID-11).
* TDAH, TEA, Dislexia, Discalculia, Dispraxia e Disgrafia.
* Transtornos da coordenação motora e da linguagem.
* Comorbidades e dificuldades de aprendizagem.
* Sinais precoces, diagnóstico diferencial e encaminhamentos adequados.