Cada criança aprende de um modo único, e compreender essa diversidade é o primeiro passo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nesta capacitação, você será convidado(a) a estudar os principais marcos do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e neurológico na infância e adolescência, reconhecendo suas relações diretas com o processo de aprender.
O curso aprofunda o conhecimento sobre os transtornos e distúrbios de aprendizagem mais comuns, como Dislexia, Discalculia, Disgrafia, TDAH e Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo uma visão integrada entre os fatores biológicos, psicológicos, sociais e pedagógicos que interferem no desempenho escolar.
Com foco em uma atuação sensível e baseada em evidências, esta capacitação aborda estratégias de avaliação e intervenção psicopedagógica e multidisciplinar, além do estudo de casos reais e práticas inclusivas que favorecem o desenvolvimento global do estudante. Uma formação essencial para educadores e profissionais da saúde que desejam compreender as diferenças e transformá-las em oportunidades de aprendizado e crescimento.
Módulo 1 – Fundamentos do Desenvolvimento Neuropsicomotor (6h)
* Etapas do desenvolvimento neuropsicomotor da infância à adolescência.
* Estrutura e funcionamento do sistema nervoso e sua relação com o aprendizado.
* Marcos motores, cognitivos, emocionais e sociais do desenvolvimento típico.
* Fatores biológicos, ambientais e socioculturais que influenciam o desenvolvimento.
* Indicadores de alerta para atrasos no desenvolvimento.
Módulo 2 - Aprendizagem e Processos Cognitivos (6h)
* Funções cognitivas básicas: atenção, memória, linguagem e percepção.
* Relação entre neurodesenvolvimento e aprendizagem escolar.
* Bases neuropsicológicas da leitura, escrita e cálculo.
* Fatores emocionais e sociais que interferem na aprendizagem.
Módulo 3 – Transtornos e Distúrbios do Desenvolvimento e da Aprendizagem (6h)
* Transtornos do Neurodesenvolvimento segundo o DSM-5 e a CID-11.
* Transtorno do Espectro Autista (TEA): características, níveis e comorbidades.
* TDAH, Dislexia, Discalculia, Dispraxia, Disgrafia e Transtorno de Aprendizagem Não Verbal.
* Transtornos de linguagem e de coordenação motora.
* Critérios de avaliação e identificação precoce.
Módulo 4- Avaliação, Intervenção e Práticas Educacionais (6h)
* Estratégias de observação e instrumentos de triagem e avaliação funcional.
* Intervenções psicopedagógicas e educacionais baseadas em evidências.
* Adaptações curriculares e recursos pedagógicos inclusivos.
* Trabalho interdisciplinar entre professores, terapeutas e famílias.
* A importância da estimulação precoce e do acompanhamento contínuo.
Módulo 5 – Ética, Inclusão e Políticas Públicas (6h)
* Princípios éticos no atendimento educacional especializado.
* Legislação e políticas públicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento infantil.
* Ações intersetoriais em saúde e educação.
* O papel da escola e da família no processo de inclusão e apoio ao desenvolvimento.