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Curso de capacitação em Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem: Transtornos e Distúrbios Associados

Compreender para incluir: o desenvolvimento humano como base da aprendizagem.

Cada criança aprende de um modo único, e compreender essa diversidade é o primeiro passo para uma educação verdadeiramente inclusiva. Nesta capacitação, você será convidado(a) a estudar os principais marcos do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e neurológico na infância e adolescência, reconhecendo suas relações diretas com o processo de aprender.

O curso aprofunda o conhecimento sobre os transtornos e distúrbios de aprendizagem mais comuns, como Dislexia, Discalculia, Disgrafia, TDAH e Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo uma visão integrada entre os fatores biológicos, psicológicos, sociais e pedagógicos que interferem no desempenho escolar.

Com foco em uma atuação sensível e baseada em evidências, esta capacitação aborda estratégias de avaliação e intervenção psicopedagógica e multidisciplinar, além do estudo de casos reais e práticas inclusivas que favorecem o desenvolvimento global do estudante. Uma formação essencial para educadores e profissionais da saúde que desejam compreender as diferenças e transformá-las em oportunidades de aprendizado e crescimento.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
360h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos do Desenvolvimento Neuropsicomotor (6h)

* Etapas do desenvolvimento neuropsicomotor da infância à adolescência.

* Estrutura e funcionamento do sistema nervoso e sua relação com o aprendizado.

* Marcos motores, cognitivos, emocionais e sociais do desenvolvimento típico.

* Fatores biológicos, ambientais e socioculturais que influenciam o desenvolvimento.

* Indicadores de alerta para atrasos no desenvolvimento.

 

Módulo 2 - Aprendizagem e Processos Cognitivos (6h)

* Funções cognitivas básicas: atenção, memória, linguagem e percepção.

* Relação entre neurodesenvolvimento e aprendizagem escolar.

* Bases neuropsicológicas da leitura, escrita e cálculo.

* Fatores emocionais e sociais que interferem na aprendizagem.

 

Módulo 3 – Transtornos e Distúrbios do Desenvolvimento e da Aprendizagem (6h)

* Transtornos do Neurodesenvolvimento segundo o DSM-5 e a CID-11.

* Transtorno do Espectro Autista (TEA): características, níveis e comorbidades.

* TDAH, Dislexia, Discalculia, Dispraxia, Disgrafia e Transtorno de Aprendizagem Não Verbal.

* Transtornos de linguagem e de coordenação motora.

* Critérios de avaliação e identificação precoce.

 

Módulo 4- Avaliação, Intervenção e Práticas Educacionais (6h)

* Estratégias de observação e instrumentos de triagem e avaliação funcional.

* Intervenções psicopedagógicas e educacionais baseadas em evidências.

* Adaptações curriculares e recursos pedagógicos inclusivos.

* Trabalho interdisciplinar entre professores, terapeutas e famílias.

* A importância da estimulação precoce e do acompanhamento contínuo.

 

Módulo 5 – Ética, Inclusão e Políticas Públicas (6h)

* Princípios éticos no atendimento educacional especializado.

* Legislação e políticas públicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento infantil.

* Ações intersetoriais em saúde e educação.

* O papel da escola e da família no processo de inclusão e apoio ao desenvolvimento.

Matrícula