Promover a diversidade é o primeiro passo para uma educação verdadeiramente transformadora.
Nesta capacitação em Educação Inclusiva, você será convidado(a) a conhecer os fundamentos históricos, legais, filosóficos e pedagógicos que sustentam a inclusão escolar. O curso analisa criticamente as políticas públicas voltadas à educação de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e outras necessidades educacionais específicas.
O programa apresenta princípios e práticas pedagógicas inclusivas, abordando adaptações curriculares, acessibilidade, tecnologias assistivas e estratégias de ensino-aprendizagem que garantam a participação de todos os alunos. Com foco no papel do professor, da escola e da comunidade, a capacitação prepara profissionais para atuar de forma colaborativa e consciente, promovendo uma educação que valoriza a diversidade e favorece o desenvolvimento integral de cada estudante.
Módulo 1 – Fundamentos da Educação Inclusiva (4h)
* Conceitos de inclusão, integração e exclusão escolar.
* Histórico da educação inclusiva no Brasil e no mundo.
* Princípios da educação para todos e a perspectiva dos direitos humanos.
Módulo 2 - Marcos Legais e Políticas Públicas (4h)
* Constituição Federal de 1988, LDB e legislações correlatas.
* Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
* Documentos internacionais: Declaração de Salamanca, Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ODS.
Módulo 3 – Necessidades Educacionais Específicas (4h)
* Deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
* Transtorno do Espectro Autista (TEA).
* Altas habilidades/superdotação.
* Transtornos de aprendizagem e outras necessidades educacionais.
Módulo 4- Estratégias Pedagógicas Inclusivas (5h)
* Metodologias ativas e recursos pedagógicos adaptados.
* Tecnologia assistiva e acessibilidade educacional.
* Práticas de ensino colaborativo e coensino.
* Planejamento curricular inclusivo.
Módulo 5 – Atendimento Educacional Especializado (AEE) (5h)
* Concepção, objetivos e funções do AEE.
* Recursos e serviços de apoio pedagógico.
* Organização da sala de recursos multifuncionais.
* Papel do professor do AEE e sua articulação com a escola regular.
Módulo 6 – Família, Escola e Sociedade (4h)
* Relação escola-família na perspectiva inclusiva.
* Parcerias intersetoriais (saúde, assistência social e educação).
* Construção de uma cultura escolar inclusiva.
Módulo 7 – Desafios e Perspectivas da Educação Inclusiva (4h)
* Barreiras atitudinais, estruturais e pedagógicas.
* Formação de professores para a inclusão.
* Tendências e inovações na educação inclusiva.