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Curso de capacitação em Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Educar para todos: o compromisso com a inclusão e a equidade.

A inclusão é um princípio que transforma a escola em um espaço de pertencimento, respeito e valorização das diferenças. Nesta capacitação, você será convidado(a) a compreender os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação especial na perspectiva inclusiva, reconhecendo seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.

O curso promove uma reflexão sobre os princípios da diversidade, equidade e justiça social, analisando criticamente as políticas públicas e legislações brasileiras que sustentam a inclusão educacional. Também discute o papel do professor e das práticas pedagógicas na criação de ambientes acessíveis, colaborativos e inclusivos, que respeitam o ritmo e as potencialidades de cada estudante.

Com uma abordagem humanizada e transformadora, esta capacitação inspira educadores a repensar práticas e fortalecer o compromisso ético com a inclusão, formando profissionais capazes de promover o direito à aprendizagem e à participação de todos.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos e Evolução da Educação Inclusiva (6h)

*Concepções históricas de deficiência, diferença e inclusão.

*Da integração à inclusão: avanços e desafios contemporâneos.

*Fundamentos filosóficos e éticos da inclusão educacional.

*Princípios da educação como direito humano universal.

Módulo 2 - Políticas Públicas e Marcos Legais da Educação Inclusiva (8h)

*Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008 e atualizações).

*Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

*Diretrizes Curriculares Nacionais e BNCC: equidade e diversidade.

*O papel das instituições e dos sistemas de ensino na efetivação das políticas públicas.

Módulo 3 – Práticas Pedagógicas e Adaptações Curriculares  (8h)

*Planejamento pedagógico inclusivo e flexibilização curricular.

*Estratégias diferenciadas de ensino e avaliação.

*Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e recursos de acessibilidade.

*Práticas colaborativas entre professores, equipe multiprofissional e família.

Módulo 4- Diversidade, Diferença e Cultura Escolar (8h)

*Educação inclusiva e interseccionalidade: gênero, raça, etnia e classe social.

*Combate ao preconceito, bullying e discriminação no ambiente escolar.

*Valorização das identidades e das culturas locais.

*O papel da escola como espaço de convivência democrática e respeito às diferenças.

Matrícula