A inclusão é um princípio que transforma a escola em um espaço de pertencimento, respeito e valorização das diferenças. Nesta capacitação, você será convidado(a) a compreender os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação especial na perspectiva inclusiva, reconhecendo seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
O curso promove uma reflexão sobre os princípios da diversidade, equidade e justiça social, analisando criticamente as políticas públicas e legislações brasileiras que sustentam a inclusão educacional. Também discute o papel do professor e das práticas pedagógicas na criação de ambientes acessíveis, colaborativos e inclusivos, que respeitam o ritmo e as potencialidades de cada estudante.
Com uma abordagem humanizada e transformadora, esta capacitação inspira educadores a repensar práticas e fortalecer o compromisso ético com a inclusão, formando profissionais capazes de promover o direito à aprendizagem e à participação de todos.
Módulo 1 – Fundamentos e Evolução da Educação Inclusiva (6h)
*Concepções históricas de deficiência, diferença e inclusão.
*Da integração à inclusão: avanços e desafios contemporâneos.
*Fundamentos filosóficos e éticos da inclusão educacional.
*Princípios da educação como direito humano universal.
Módulo 2 - Políticas Públicas e Marcos Legais da Educação Inclusiva (8h)
*Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008 e atualizações).
*Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
*Diretrizes Curriculares Nacionais e BNCC: equidade e diversidade.
*O papel das instituições e dos sistemas de ensino na efetivação das políticas públicas.
Módulo 3 – Práticas Pedagógicas e Adaptações Curriculares (8h)
*Planejamento pedagógico inclusivo e flexibilização curricular.
*Estratégias diferenciadas de ensino e avaliação.
*Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e recursos de acessibilidade.
*Práticas colaborativas entre professores, equipe multiprofissional e família.
Módulo 4- Diversidade, Diferença e Cultura Escolar (8h)
*Educação inclusiva e interseccionalidade: gênero, raça, etnia e classe social.
*Combate ao preconceito, bullying e discriminação no ambiente escolar.
*Valorização das identidades e das culturas locais.
*O papel da escola como espaço de convivência democrática e respeito às diferenças.