Capacitação

  • Página Inicial
  • Capacitação
  • Fundamentos e Estratégias de Gamificação e Cultura Maker

Curso de capacitação em Fundamentos e Estratégias de Gamificação e Cultura Maker

Transformar o ensino com criatividade e inovação é essencial para engajar estudantes e promover aprendizagens significativas.
Nesta capacitação em Fundamentos e Estratégias de Gamificação e Cultura Maker, você será guiado(a) pelos conceitos teóricos e práticos da gamificação e da cultura maker, explorando estratégias de engajamento e metodologias ativas que podem ser aplicadas diretamente no contexto educacional.

O curso mostra como integrar jogos, desafios, prototipagem e experimentação, estimulando o protagonismo, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos. Com uma abordagem prática e aplicada, esta capacitação prepara educadores para criar experiências de aprendizagem interativas, inovadoras e significativas, desenvolvendo competências essenciais para o século XXI.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos da Gamificação e Cultura Maker (5h)

  • Conceitos e evolução da gamificação e da cultura maker na educação.
  • Metodologias ativas e inovação pedagógica.
  • Principais teorias de motivação e engajamento aplicadas ao ensino.
  • Princípios da aprendizagem significativa e centrada no estudante.

Módulo 2 – Estratégias de Engajamento e Gamificação (5h)

  • Mecânicas, dinâmicas e elementos de jogos educativos.
  • Construção de desafios, recompensas e sistemas de feedback.
  • Aplicação de gamificação para estimular protagonismo e participação.
  • Estudos de caso de práticas de gamificação bem-sucedidas.

Módulo 3 – Design Thinking para Experiências Educativas (5h)

  • Introdução ao Design Thinking no contexto escolar.
  • Identificação de problemas e criação de soluções educativas inovadoras.
  • Desenvolvimento de protótipos e teste de ideias em ambientes de aprendizagem.
  • Trabalho colaborativo e resolução criativa de desafios.

Módulo 4 – Design de Jogos e Games Educacionais (5h)

  • Princípios do design de jogos aplicados à educação.
  • Criação de narrativas, mecânicas e objetivos pedagógicos.
  • Integração de games digitais e analógicos em atividades de aprendizagem.
  • Avaliação do impacto de jogos educacionais no engajamento e na aprendizagem.

Módulo 5 – Tecnologias Maker e Prototipagem (5h)

  • Ferramentas e recursos tecnológicos da cultura maker.
  • Aplicações práticas de robótica, impressão 3D e eletrônica educativa.
  • Desenvolvimento de projetos maker alinhados a objetivos pedagógicos.
  • Princípios de experimentação, iteração e aprendizagem prática.

Módulo 6 – Criação de Espaços Maker (Makerspaces) (5h)

  • Planejamento e organização de espaços maker em instituições educacionais.
  • Recursos materiais, metodologias e práticas pedagógicas.
  • Promoção da colaboração, criatividade e inovação nos estudantes.
  • Estudos de caso e elaboração de projetos de implementação de makerspaces.
Matrícula