Explorar, questionar e compreender o mundo: o ensinar pelas Ciências.
Ensinar Ciências Naturais é despertar a curiosidade, o pensamento crítico e o encantamento diante dos fenômenos que explicam a vida e o universo. Nesta capacitação, você será convidado(a) a compreender as metodologias e práticas que transformam a sala de aula em um espaço de investigação e descoberta, promovendo o aprendizado ativo e significativo.
O curso aborda as concepções teóricas e práticas do ensino de Ciências Naturais, analisando estratégias, recursos e metodologias que favorecem a construção do conhecimento científico em diferentes níveis de ensino. São explorados o papel da experimentação, da interdisciplinaridade e da investigação científica como eixos fundamentais para o desenvolvimento da curiosidade e da autonomia intelectual dos estudantes.
Com base em uma perspectiva crítica e atualizada, esta capacitação destaca as contribuições da alfabetização científica, da educação ambiental e das tecnologias digitais, promovendo o planejamento e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas. Uma formação essencial para educadores que desejam inspirar o pensamento científico e formar cidadãos conscientes e transformadores.
Módulo 1 – Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais (6h)
* História e epistemologia das Ciências Naturais.
* Objetivos e desafios do ensino de Ciências na contemporaneidade.
* Concepções de ciência, ensino e aprendizagem.
Módulo 2 - Metodologias e Estratégias Didáticas (8h)
* Abordagem investigativa e ensino por projetos.
* O papel da experimentação e do trabalho de campo.
* Sequências didáticas e situações-problema.
Módulo 3 – Alfabetização Científica e Interdisciplinaridade (8h)
* Conceitos e práticas de alfabetização científica.
* Relações entre Ciências Naturais, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA).
* Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos científicos.
Módulo 4- Recursos e Avaliação no Ensino de Ciências (8h)
* Recursos didáticos e tecnológicos no ensino de Ciências.
* Laboratórios escolares, materiais alternativos e uso de TICs.
* Avaliação formativa e processual no ensino de Ciências Naturais.