Capacitação

  • Página Inicial
  • Capacitação
  • Neurociências e as Práticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicada a Neuroeducação

Curso de capacitação em Neurociências e as Práticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicada a Neuroeducação

Aprender brincando é compreender a ciência por trás do desenvolvimento humano.

Nesta capacitação, você será convidado(a) a explorar a interface entre neurociência, pedagogia e didática, compreendendo os processos neurobiológicos da aprendizagem e sua aplicação em práticas pedagógicas lúdicas. O curso apresenta os fundamentos da neuroeducação, destacando o papel das emoções, atenção, memória e plasticidade cerebral no ensino-aprendizagem.

O programa também enfatiza a importância do brincar e dos jogos no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor de crianças e adolescentes. Por meio de estratégias didáticas baseadas em evidências neurocientíficas, você aprenderá a criar ambientes de aprendizagem significativos, inclusivos e motivadores, além de elaborar sequências didáticas e atividades pedagógicas que integrem jogos e brincadeiras, respeitando as fases do desenvolvimento infantil e as necessidades educativas especiais.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos da Neurociência e da Neuroeducação (4h)

* Introdução à neurociência e suas interfaces com a educação.

* Processos cognitivos envolvidos na aprendizagem: memória, atenção, emoção e motivação.

* Neuroplasticidade e desenvolvimento cerebral na infância e adolescência.

Módulo 2 - Jogos, Brincadeiras e Aprendizagem sob a Perspectiva Neurocientífica (4h)

* O papel do brincar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

* Jogos e brincadeiras como estimuladores de funções executivas.

* Evidências científicas sobre a relação entre ludicidade e aprendizagem.

Módulo 3 – Didática Aplicada à Neuroeducação (4h)

* Didática e práticas pedagógicas fundamentadas em neurociência.

* Estratégias metodológicas inovadoras e aprendizagem significativa.

* Tecnologias educacionais e gamificação como recursos neuroeducativos.

Módulo 4- Práticas Pedagógicas com Jogos e Brincadeiras (4h)

* Planejamento de atividades lúdicas com base nos processos cognitivos.

* Jogos pedagógicos e recursos didáticos para diferentes faixas etárias.

* Experiências e estudos de caso de aplicação da ludicidade na sala de aula.

Módulo 5 – Avaliação e Mediação no Contexto Neuroeducativo (5h)

* Avaliação da aprendizagem em práticas lúdicas.

* O papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

* Integração entre práticas pedagógicas, objetivos educacionais e fundamentos neurocientíficos.

Módulo 6 – Desafios e Perspectivas Futuras (5h)

* Limites e possibilidades da neuroeducação na prática escolar.

* Ética e cuidado no uso de jogos e tecnologias na educação.

* Tendências e pesquisas sobre neurociências aplicadas à prática pedagógica.

Matrícula