Aprender brincando é compreender a ciência por trás do desenvolvimento humano.
Nesta capacitação, você será convidado(a) a explorar a interface entre neurociência, pedagogia e didática, compreendendo os processos neurobiológicos da aprendizagem e sua aplicação em práticas pedagógicas lúdicas. O curso apresenta os fundamentos da neuroeducação, destacando o papel das emoções, atenção, memória e plasticidade cerebral no ensino-aprendizagem.
O programa também enfatiza a importância do brincar e dos jogos no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor de crianças e adolescentes. Por meio de estratégias didáticas baseadas em evidências neurocientíficas, você aprenderá a criar ambientes de aprendizagem significativos, inclusivos e motivadores, além de elaborar sequências didáticas e atividades pedagógicas que integrem jogos e brincadeiras, respeitando as fases do desenvolvimento infantil e as necessidades educativas especiais.
Módulo 1 – Fundamentos da Neurociência e da Neuroeducação (4h)
* Introdução à neurociência e suas interfaces com a educação.
* Processos cognitivos envolvidos na aprendizagem: memória, atenção, emoção e motivação.
* Neuroplasticidade e desenvolvimento cerebral na infância e adolescência.
Módulo 2 - Jogos, Brincadeiras e Aprendizagem sob a Perspectiva Neurocientífica (4h)
* O papel do brincar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
* Jogos e brincadeiras como estimuladores de funções executivas.
* Evidências científicas sobre a relação entre ludicidade e aprendizagem.
Módulo 3 – Didática Aplicada à Neuroeducação (4h)
* Didática e práticas pedagógicas fundamentadas em neurociência.
* Estratégias metodológicas inovadoras e aprendizagem significativa.
* Tecnologias educacionais e gamificação como recursos neuroeducativos.
Módulo 4- Práticas Pedagógicas com Jogos e Brincadeiras (4h)
* Planejamento de atividades lúdicas com base nos processos cognitivos.
* Jogos pedagógicos e recursos didáticos para diferentes faixas etárias.
* Experiências e estudos de caso de aplicação da ludicidade na sala de aula.
Módulo 5 – Avaliação e Mediação no Contexto Neuroeducativo (5h)
* Avaliação da aprendizagem em práticas lúdicas.
* O papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
* Integração entre práticas pedagógicas, objetivos educacionais e fundamentos neurocientíficos.
Módulo 6 – Desafios e Perspectivas Futuras (5h)
* Limites e possibilidades da neuroeducação na prática escolar.
* Ética e cuidado no uso de jogos e tecnologias na educação.
* Tendências e pesquisas sobre neurociências aplicadas à prática pedagógica.