Capacitação

Curso de capacitação em Novos Paradigmas Educacionais

Educar para o futuro: repensar, inovar e transformar.

Vivemos um tempo de mudanças rápidas e profundas, que desafiam a escola e o papel do educador. Nesta capacitação, você será convidado(a) a refletir sobre os novos paradigmas que orientam a educação contemporânea, compreendendo como as transformações culturais, tecnológicas e sociais impactam o modo de ensinar e aprender.

O curso promove uma análise crítica das metodologias ativas, da cultura digital, da inclusão e da sustentabilidade, explorando como esses pilares sustentam uma educação mais humanizadora, colaborativa e inovadora. A partir dessa perspectiva, o educador é reconhecido como agente de mudança, capaz de criar ambientes de aprendizagem significativos e conectados com a realidade dos estudantes.

Com uma abordagem inspiradora e prática, esta capacitação estimula o desenvolvimento de competências reflexivas e profissionais, que fortalecem o compromisso ético e transformador do ensino. Uma formação essencial para quem deseja compreender a educação do presente e preparar-se para os desafios do futuro.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Transformações e Paradigmas Educacionais Contemporâneos (6h)

*A evolução histórica dos paradigmas educacionais e a crise dos modelos tradicionais.

*O pensamento complexo e a transdisciplinaridade em educação (Edgar Morin).

*O papel do professor e da escola na sociedade em rede.

*Reconfiguração das práticas pedagógicas frente às demandas do século XXI.

Módulo 2 - Teorias da Aprendizagem e Práticas Reflexivas na Docência (8h)

*Construtivismo, sociointeracionismo e conectivismo: implicações para a formação docente.

*Aprendizagem significativa, colaborativa e autodirigida.

*O professor como mediador e pesquisador da própria prática.

*Formação continuada e desenvolvimento profissional docente.

Módulo 3 – Metodologias Inovadoras e Avaliação Formativa (8h)

*Metodologias ativas: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e gamificação.

*Design thinking e aprendizagem criativa.

*Práticas de ensino híbrido e colaborativo.

*Avaliação formativa e feedback contínuo como instrumentos de aprendizagem.

Módulo 4- Educação, Tecnologia e Cultura Digital Docente (8h)

*Competências digitais do professor no século XXI.

*Inteligência artificial, mídias e plataformas digitais na prática educativa.

*Ambientes virtuais de aprendizagem e cultura maker.

*Ética, cidadania e segurança digital.

Matrícula