O ato de planejar e gerir a educação vai muito além de organizar atividades: é traçar rotas que conectam sonhos, metas e aprendizagens significativas. Nesta capacitação, você será convidado(a) a compreender o planejamento e a gestão educacional como instrumentos de transformação, capazes de integrar teoria e prática, autonomia e colaboração.
O curso aborda os fundamentos teórico-metodológicos do planejamento e da gestão escolar, com foco na elaboração, implementação e avaliação de currículos e projetos pedagógicos. Discute as concepções contemporâneas de currículo e gestão democrática, destacando o papel essencial do gestor e da equipe pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e na consolidação de uma escola participativa e inovadora.
Com base em uma abordagem crítica e reflexiva, esta capacitação oferece subsídios para o desenvolvimento de práticas de gestão mais integradas e significativas, promovendo o alinhamento entre as políticas públicas educacionais, os instrumentos de gestão e as estratégias de monitoramento e avaliação que asseguram a qualidade dos processos educativos. Uma formação essencial para educadores e gestores comprometidos com uma educação humanizada, democrática e transformadora.
Módulo 1 – Fundamentos do Planejamento e da Gestão Educacional (6h)
* Concepções de planejamento: histórico, funções e níveis.
* Planejamento estratégico, tático e operacional na educação.
* Gestão democrática, participativa e por resultados.
Módulo 2 - Currículo e suas Abordagens (8h)
* Concepções clássicas e contemporâneas de currículo.
* Currículo, cultura e diversidade.
* BNCC e os desafios da construção curricular na escola.
Módulo 3 – Projeto Político-Pedagógico (PPP) (8h)
* Concepção, elaboração e implementação do PPP.
* Participação da comunidade escolar e gestão colegiada.
* O PPP como instrumento de identidade e autonomia escolar.
Módulo 4- Avaliação e Inovação na Gestão e no Currículo (8h)
* Avaliação institucional e pedagógica.
* Monitoramento e gestão de resultados educacionais.
* Inovação pedagógica e práticas transformadoras no currículo e na gestão.