Compreender como aprendemos é essencial para ensinar com intencionalidade e sensibilidade.
Nesta capacitação em Psicologia da Aprendizagem, você será convidado(a) a explorar os fundamentos teóricos e práticos que explicam o processo de aprender. O curso apresenta as principais correntes que marcaram o pensamento educacional — do behaviorismo ao cognitivismo, passando pelas abordagens humanistas e socioconstrutivistas —, oferecendo uma visão ampla e integrada sobre como o ser humano constrói conhecimento ao longo da vida.
Além de compreender as bases científicas da aprendizagem, esta formação propõe uma análise profunda dos fatores cognitivos, afetivos, motivacionais e sociais que influenciam o desenvolvimento do aluno. Com uma abordagem reflexiva e aplicada, o curso estimula o(a) educador(a) a repensar sua prática à luz dos conhecimentos psicológicos, tornando o processo de ensino mais significativo, empático e transformador.
Módulo 1 – Fundamentos da Psicologia da Aprendizagem (5h)
* Conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento.
* Relação entre Psicologia e Educação.
* O papel do professor e do aluno sob diferentes concepções de aprendizagem.
* Importância da Psicologia da Aprendizagem para a prática pedagógica.
Módulo 2 -Teorias Behavioristas da Aprendizagem (5h)
* Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner).
* Reforço, punição e modelagem do comportamento.
* Implicações do behaviorismo para o ensino e a aprendizagem.
* Críticas e contribuições dessa abordagem para a educação atual.
Módulo 3 –Teorias Cognitivas da Aprendizagem (5h)
* Aprendizagem significativa (Ausubel).
* Teoria do desenvolvimento cognitivo (Piaget).
* Aprendizagem por descoberta e processamento da informação (Bruner).
* Aplicações das teorias cognitivas em práticas educativas.
Módulo 4-Abordagens Humanistas e Afetivas da Aprendizagem (5h)
* A teoria da aprendizagem significativa de Rogers.
* O papel da emoção, motivação e autorrealização no processo de aprender.
* Relações interpessoais, empatia e ambiente facilitador da aprendizagem.
* Contribuições da Psicologia Humanista à educação.
Módulo 5 –Perspectiva Socioconstrutivista e Cultural da Aprendizagem (5h)
* Teoria histórico-cultural de Vygotsky.
* Mediação, interação social e zona de desenvolvimento proximal.
* Cultura, linguagem e aprendizagem.
* A importância do contexto social e das trocas simbólicas na construção do conhecimento.
Módulo 6-Integração Teórica e Aplicações Educacionais-(5h)
* Comparação e integração das diferentes teorias da aprendizagem.
* Estratégias pedagógicas fundamentadas na Psicologia da Aprendizagem.
* Avaliação da aprendizagem à luz das perspectivas psicológicas.
* Práticas docentes e intervenções educativas baseadas em evidências psicológicas.