Capacitação

Curso de capacitação em Psicologia da Aprendizagem

Compreender como aprendemos é essencial para ensinar com intencionalidade e sensibilidade.

Nesta capacitação em Psicologia da Aprendizagem, você será convidado(a) a explorar os fundamentos teóricos e práticos que explicam o processo de aprender. O curso apresenta as principais correntes que marcaram o pensamento educacional — do behaviorismo ao cognitivismo, passando pelas abordagens humanistas e socioconstrutivistas —, oferecendo uma visão ampla e integrada sobre como o ser humano constrói conhecimento ao longo da vida.

Além de compreender as bases científicas da aprendizagem, esta formação propõe uma análise profunda dos fatores cognitivos, afetivos, motivacionais e sociais que influenciam o desenvolvimento do aluno. Com uma abordagem reflexiva e aplicada, o curso estimula o(a) educador(a) a repensar sua prática à luz dos conhecimentos psicológicos, tornando o processo de ensino mais significativo, empático e transformador.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos da Psicologia da Aprendizagem (5h)

* Conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento.

* Relação entre Psicologia e Educação.

* O papel do professor e do aluno sob diferentes concepções de aprendizagem.

* Importância da Psicologia da Aprendizagem para a prática pedagógica.

Módulo 2 -Teorias Behavioristas da Aprendizagem (5h)

* Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner).

* Reforço, punição e modelagem do comportamento.

* Implicações do behaviorismo para o ensino e a aprendizagem.

* Críticas e contribuições dessa abordagem para a educação atual.

Módulo 3 –Teorias Cognitivas da Aprendizagem (5h)

* Aprendizagem significativa (Ausubel).

* Teoria do desenvolvimento cognitivo (Piaget).

* Aprendizagem por descoberta e processamento da informação (Bruner).

* Aplicações das teorias cognitivas em práticas educativas.

Módulo 4-Abordagens Humanistas e Afetivas da Aprendizagem (5h)

* A teoria da aprendizagem significativa de Rogers.

* O papel da emoção, motivação e autorrealização no processo de aprender.

* Relações interpessoais, empatia e ambiente facilitador da aprendizagem.

* Contribuições da Psicologia Humanista à educação.

Módulo 5 –Perspectiva Socioconstrutivista e Cultural da Aprendizagem (5h)

* Teoria histórico-cultural de Vygotsky.

* Mediação, interação social e zona de desenvolvimento proximal.

* Cultura, linguagem e aprendizagem.

* A importância do contexto social e das trocas simbólicas na construção do conhecimento.

Módulo 6-Integração Teórica e Aplicações Educacionais-(5h)

* Comparação e integração das diferentes teorias da aprendizagem.

* Estratégias pedagógicas fundamentadas na Psicologia da Aprendizagem.

* Avaliação da aprendizagem à luz das perspectivas psicológicas.

* Práticas docentes e intervenções educativas baseadas em evidências psicológicas.

Matrícula