Compreender as dificuldades para transformar o aprender.
Aprender é um processo complexo, influenciado por múltiplos fatores que vão além da sala de aula. Nesta capacitação, você irá explorar os fundamentos teóricos e práticos da psicopatologia da aprendizagem, compreendendo como aspectos neurológicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais podem interferir no desenvolvimento do aprendiz.
O curso aborda os principais transtornos e distúrbios de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e TDAH, promovendo uma visão integrada entre Psicopedagogia e Neurociência. Além disso, aprofunda o estudo sobre avaliação, diagnóstico diferencial e estratégias de intervenção psicopedagógica, tanto em contextos clínicos quanto institucionais.
Com uma abordagem sensível e baseada em evidências científicas, esta capacitação forma profissionais capazes de atuar como mediadores no processo de superação das dificuldades de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional e favorecendo a aprendizagem significativa.
Módulo 1 – Fundamentos da Psicopatologia da Aprendizagem (5h)
* Conceitos básicos de psicopatologia aplicados à aprendizagem.
* Diferença entre transtorno, dificuldade e distúrbio de aprendizagem.
* Panorama histórico e evolução do estudo das dificuldades de aprendizagem.
Módulo 2 – Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem (5h)
* Estruturas cerebrais relacionadas à aprendizagem.
* Processos cognitivos: memória, atenção, linguagem e funções executivas.
* Contribuições da neurociência para a compreensão das dificuldades de aprendizagem.
Módulo 3 – Principais Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem (5h)
* Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.
* Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
* Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações na aprendizagem.
* Comorbidades associadas.
Módulo 4- Avaliação Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem (5h)
* Métodos e instrumentos de avaliação psicopedagógica.
* Observação clínica, entrevistas e testes.
* Identificação de fatores emocionais, cognitivos e sociais envolvidos nas dificuldades.
Módulo 5 – Intervenções Psicopedagógicas (5h)
* Estratégias de intervenção em contextos clínicos e escolares.
* Abordagens preventivas e corretivas.
* Práticas pedagógicas inclusivas e personalizadas.
* O papel do psicopedagogo na mediação das dificuldades de aprendizagem.
Módulo 6 – Ética, Família e Perspectivas Atuais (5h)
* A ética na atuação psicopedagógica frente às dificuldades de aprendizagem.
* A importância da parceria escola–família–psicopedagogo.
* Novas perspectivas da psicopedagogia diante dos avanços científicos e tecnológicos.