Capacitação

Curso de capacitação em Tecnologias Digitais na Educação

Inovação e Aprendizagem Conectada

Explorar as tecnologias digitais é compreender as novas formas de aprender e ensinar na sociedade do conhecimento. Nesta capacitação, você será convidado(a) a estudar o papel das tecnologias como mediadoras do processo educativo, analisando seus impactos pedagógicos, sociais e éticos tanto na educação básica quanto no ensino superior.

O curso aprofunda o desenvolvimento de competências digitais docentes, estimulando a criação de práticas inovadoras, interativas e colaborativas que promovam aprendizagens significativas. Serão abordadas estratégias para planejar e utilizar ambientes virtuais, mídias e recursos tecnológicos, garantindo uma educação inclusiva, conectada e capaz de atender às demandas contemporâneas da sociedade digital.

Com foco em práticas fundamentadas em evidências e em experiências reais, esta capacitação prepara educadores para integrar a tecnologia de forma estratégica e ética, transformando o cotidiano escolar em espaços de aprendizagem dinâmica, criativa e participativa.

PÚBLICO-ALVO:
Professores
DURAÇÃO:
01 a 02 semanas
CARGA HORÁRIA:
30h
MODALIDADE:
EaD
Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos e Contextos das Tecnologias na Educação (6h)

*Sociedade da informação, cultura digital e transformação educacional.

*Paradigmas contemporâneos e o papel das tecnologias na aprendizagem.

*Competências digitais do professor no século XXI.

*Educação e cidadania digital.

Módulo 2 - Ambientes Virtuais e Recursos Digitais de Aprendizagem (8h)

*Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e plataformas educacionais.

*Ferramentas digitais de interação e colaboração (Google Workspace, Microsoft Teams, Moodle, entre outros).

*Recursos audiovisuais, podcasts, blogs e redes sociais como instrumentos pedagógicos.

*Curadoria e autoria de conteúdos digitais.

Módulo 3 – Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais (8h)

*Relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais.

*Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e gamificação digital.

*Design instrucional e aprendizagem híbrida.

*Uso pedagógico de aplicativos e ferramentas interativas.

Módulo 4- Inclusão e Acessibilidade Digital (8h)

*Tecnologias assistivas e acessibilidade nos ambientes digitais.

*Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e inclusão digital.

*Barreiras tecnológicas e desigualdades de acesso.

*Estratégias para a construção de práticas educativas inclusivas com o uso da tecnologia.

Matrícula