O curso de capacitação Desenvolvimento de Condutas e Habilidades tem como foco o estudo dos processos de aquisição e aprimoramento de competências em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação oferece uma análise das particularidades presentes nas áreas de comunicação, interação social, comportamento adaptativo, cognição e autorregulação, proporcionando uma compreensão ampla das necessidades e potencialidades do espectro.
Ao longo do curso, serão discutidas estratégias educativas e terapêuticas voltadas à promoção da autonomia, do desenvolvimento socioemocional e da aprendizagem, com ênfase em métodos e práticas que favorecem o ensino de habilidades sociais, acadêmicas, motoras e de vida diária.
A capacitação também propõe uma reflexão sobre o papel da família, da escola e da equipe interdisciplinar na construção de condutas funcionais e inclusivas, reforçando a importância da atuação conjunta para favorecer a qualidade de vida e a inclusão plena da pessoa autista em diferentes contextos.
Módulo 1 – Fundamentos do Desenvolvimento no TEA (6h)
* Principais características do desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista.
* Condutas típicas e atípicas: como se manifestam.
* Marcos de desenvolvimento infantil e suas variações no TEA.
* Importância da observação clínica e pedagógica.
Módulo 2 – Comunicação e Interação Social (6h)
* Condutas relacionadas à linguagem verbal e não verbal.
* Dificuldades na interação social e no estabelecimento de vínculos.
* Estratégias para promover comunicação funcional.
* Introdução à Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).
Módulo 3 – Habilidades Cognitivas e Comportamentais (6h)
* Desenvolvimento de habilidades cognitivas no espectro.
* Flexibilidade cognitiva, funções executivas e atenção.
* Condutas repetitivas e estereotipias: compreensão e manejo.
* Estratégias para estimular aprendizagens acadêmicas e funcionais.
Módulo 4 – Habilidades de Vida Diária e Autonomia (6h)
* Desenvolvimento da autorregulação e da independência.
* Rotinas e habilidades de autocuidado.
* Recursos pedagógicos e terapêuticos para favorecer autonomia.
* Adaptações no ambiente escolar e familiar.
Módulo 5 – Estratégias de Intervenção e Rede de Apoio (6h)
* Abordagens psicoeducacionais e práticas baseadas em evidências.
* O papel da família no desenvolvimento de habilidades e condutas.
* Trabalho interdisciplinar: educação, saúde e assistência social.
* Inclusão escolar e social como espaço de desenvolvimento.